Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

"Abra-te Sésamo"

 

Sésamo, principal nome dado ao nosso Gergelim, que ganhou poderes mágicos na fábula das “Mil e uma noites” quando Ali Babá pronunciava: “Abra-te Sésamo” e abria-se uma caverna repleta de tesouros no seu interior.
O Gergelim, na história das civilizações, sempre foi considerado símbolo de boa sorte, prosperidade, pureza e imortalidade.

Origem

De onde ele surgiu é um mistério, não se sabe se foi na Ásia, África, índia ou Mesopotâmia. No Brasil foi introduzido pelos portugueses no século XVI, cujo termo Gergelim, utilizado somente em nosso país, é proveniente do árabe “gilgilan”. Em outros países é conhecido como sésamo, zirzelim e ajonjolí (em espanhol, que significa alegria). É amplamente consumido nos países árabes, Japão e Índia (o maior produtor). O Brasil é um pequeno produtor e apesar do tradicional cultivo nos estados nordestinos, Goiás, hoje, é o maior produtor nacional.

A Planta

Gergelim, nome científico: Sésamo indicum L. Planta anual, com ciclo médio de quatro meses, podendo apresentar-se em plantas prematuras, com um único ramo com cerca de 50 cm até numa haste grossa com várias ramificações (tipo um candelabro) e que pode atingir até 2 metros de altura.
Suas flores, róseo-violáceas, tornam-se brancas com o tempo.
Os frutos são as sementinhas acondicionadas em cápsulas dispostas ao longo dos ramos, com cerca de 64 sementinhas cada, e cuja coloração, dependendo da espécie, varia do branco, castanho claro/escuro até o preto.
A colheita do Gergelim é feita quando as primeiras cápsulas, na parte inferior dos ramos, começam amadurecer e abrir, aí os ramos são cortados, amarrados em feixes e colocados para secar virados para cima. Quando já estão secos e as cápsulas completamente abertas, os feixes são emborcados sobre uma lona e... ”abra-te sésamo!”, as sementinhas liberam-se e surge um verdadeiro tesouro, riquíssimo em valores nutricionais e propriedades medicinais.

Valores Nutricionais/Propriedades Medicinais

Cerca de 19% do Gergelim é constituído de proteínas e 49% de lipídios. O óleo encontrado no Gergelim, com os seus altos teores de ácido graxos poliinsaturados (do tipo ômega 3 e 6), é considerado uma preciosidade. Possui grande poder antioxidante, combate o colesterol ruim, é excelente para aumentar a atividade cerebral e prevenir problemas neurológicos (estresse, perda de memória, depressão), melhora a circulação sanguínea, diminui a acidez do sangue, lubrifica e regula os intestinos, nutre/fortalece os rins e o fígado.
A lecitina encontrada no Gergelim (eficaz contra doenças cardiovasculares, dentre outras funções) é superior a todas as demais, inclusive a da soja, porque se apresenta na forma de emulsão, sendo mais fácil de ser absorvida pelo corpo.
Dentre as vitaminas encontradas no Gergelim destacam-se as vitaminas A (que aumenta a imunidade do organismo, combate doenças da pele); vitamina B1 (ajuda controlar a diabetes); a vitamina B2 (protege contra o câncer); a vitamina B3 (possui ação desintoxicante) e a vitamina E (considerada rejuvenescedora e retardadora do envelhecimento).
Dentre os principais minerais encontrados no Gergelim, destacam-se o cálcio (previne e trata osteoporose, dentre outros benefícios), o ferro (previne e cura anemia), o potássio (protege contra derrames, melhora o desempenho físico), o magnésio (útil para evitar hipertensão) e o fósforo (tônico geral para o corpo).
Dentre outros benefícios do Gergelim, ainda podemos citar sua ação analgésica, antiinflamatória, bactericida, diurética,

Utlilização

O Gergelim tem várias aplicações: na indústria é utilizado na fabricação de sabão, tintas, lubrificantes, cosméticos, perfumes, rações animais etc. Na medicina tem grande valor terapêutico, sendo utilizado na elaboração de vários remédios e tratamentos, em especial na medicina ayurvédica e chinesa. Na alimentação, seu uso culinário é extenso, o mais conhecido é o gersal (gergelim torrado e pilado com sal), o mais importante ingrediente, depois do arroz integral, na alimentação macrobiótica. Na fabricação do Gergeliko, Salgadinhos com Gergelim, é utilizado o mais puro Gergelim orgânico, provindo da agricultura familiar, em especial do Povo Kalunga, da Chapada dos Veadeiros – Goiás.

Conheça também a História do Trigo Veadeiros : ''Abra-te Trigo''.

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Santa Ceia Alimentos Artesanais Ltda.

End.: Rua 09 Quadra 09 Lote 19 - Setor Planalto - Alto Paraíso de Goiás

E-mail: sac@gergeliko.com.br tel.: (62)3446-1533