Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Chapada dos Veadeiros

O “Habitat Natural” do Gergeliko são as trilhas da Chapada dos Veadeiros. Por ser um Lanche Leve, Nutritivo e com a “Energia da Chapada” é indispensável nos passeios e caminhadas, já faz parte do roteiro turístico!

Chapada dos Veadeiros:
Patrimônio Natural da Humanidade; principal região do Corredor Ecológico Paranã-Pirineus; Zona Núcleo da Reserva da Biosfera Goyas; protegida pela APA (Área de Proteção Ambiental) Pouso Alto, pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (IBAMA) e cerca de 15 RPPNs (Reservas Particulares de Patrimônio Natural).

 

 

Na Chapada dos Veadeiros fica o Ponto Culminante do Planalto Central, com 1.676 m de altitude. Aqui, literalmente, nos sentimos mais perto do Céu, um espetáculo à noite, chapiscadíssimo de Estrelas e durante o dia, lindas formações das Nuvens, causadas pelas fortes correntes de ar. Aqui o ano todo é fresquinho a noite!

Chapada dos Veadeiros: considerada “Berço das Águas”. De onde brotam as mais altas e puras nascentes do centro do país que formam inúmeros rios e riachos cujas águas, dentre outros destinos, vão desembocar no rio Tocantinzinho que alimenta o rio Tocantis, um dos principais afluentes da Bacia Amazônica! São dezenas de pontos turísticos com belíssimas cachoeiras e mirantes com paisagens deslumbrantes.

Na Chapada dos Veadeiros está uma das formações geológicas mais antigas do planeta. A Chapada está assentada sobre uma imensa Placa de Cristal de Quartzo. Foi uma das primeiras regiões da Terra a ficar descoberta quando o mar recuou, originando os inspiradores Jardins Rupestres. Vale citar o Vale da Lua, com as incríveis formações concêntricas das rochas vulcânicas, que formam cúpulas naturais!

A Chapada dos Veadeiros é a região mais preservada do Estado de Goiás. A Vegetação predominante é o Cerrado, como dizem, uma “floresta invertida”, pois as raízes das árvores retorcidas, alcançam até 15 m de profundiade! Esta região apresenta a maior concentração do mundo do raríssimo “Cerrado de Altitude” (presente também no Tibete), muitas Matas Ciliares e os famosos Buritizais! A Biodiversidade da região é riquíssima em Flores, Frutos, Plantas Medicinais e Plantas-Mater.

 
 

A Chapada dos Veadeiros no seu Aspecto Cultural é sui generis, única. Ela tem a influência e a energia de muitos povos: dos Povos Ancestrais da “Pedra Escrita”; dos Incas (o mesmo paralelo 14 que passa em Machu Pichu, no Peru, também passa aqui, inclusive a semelhança de certas regiões é notória!); dos Índios Goyases (os quais, atualmente, restaram pouquíssimos); a influência marcante do Povo Afro-Kalunga; a influência do Povo Goiano, propriamente dito, e de Migrantes e Imigrantes que chegaram e chegam de toda parte do Brasil e do Mundo em busca de uma  Qualidade de Vida mais simples e mais ligada à Natureza.

No coração da Chapada dos Veadeiros, a 230 Km de Brasília, está situada Alto Paraíso de Goiás, “Cidade Cristal”, a “Capital da Chapada”, uma cidadezinha com pouco mais de 7 mil habitantes com ares cosmopolita e vocação mística por natureza. Lá, no coração de Alto Paraíso é onde está instalada, a 14 anos, a fábrica do Gergeliko, Salgadinhos com Gergelim.

 

Santa Ceia Alimentos Artesanais Ltda.

End.: Rua 09 Quadra 09 Lote 19 - Setor Planalto - Alto Paraíso de Goiás

E-mail: sac@gergeliko.com.br tel.: (62)3446-1533